Cotações Agro News

Publicidade

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Brasil quer ampliar participação no comércio agrícola global, diz Blairo

Ministro quer aumentar participação de 7% para 10%.
Há espaço para crescimento em milho, carnes e etanol, disse o ministro.

O governo brasileiro trabalha para elevar a participação do Brasil no comércio global de produtos agrícolas para 10% nos próximos cinco anos, disse nesta segunda-feira (4) o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Atualmente, a participação é de 7%.

"Tem espaço para crescer em milho, em carnes, em etanol", disse o ministro, em discurso durante um fórum sobre agronegócio em São Paulo.

Para o ministro, o Brasil tem potencial para ampliar e ser "mais forte" do que é hoje em termos de Agricultura, mesmo em um momento de crédito escasso. "Se o governo não tem dinheiro neste momento, temos de fazer mais com menos." Para Maggi, o objetivo é tornar o Brasil responsável por 10% do comércio agrícola global "em cinco anos, e não mais em dez anos". "Temos condições de aumentar muito a participação brasileira na produção de proteínas animais", exemplificou.

Ainda segundo Maggi, o saldo da balança comercial mostra que há espaço para a Agricultura ter maior participação e atenção por parte do governo. "O Ministério da Fazenda tem suas preocupações, mas Agricultura não é despesa, é investimento", frisou.

Burocracia
O ministro da Agricultura afirmou também que tentará resolver, à frente da pasta, os problemas que o "incomodavam". "Um deles é a burocracia. O servidor público é mais importante quando ajuda a resolver os problemas", afirmou Maggi durante a cerimônia de abertura do Global Agribusiness Forum 2016, em São Paulo. "Estamos fazendo em todos os setores da agricultura reuniões para simplificar regras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário